quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Meu chefe é um chato!

              Quantas vezes ouvimos ou fizemos reclamações de nossos chefes, seja com os colegas ou então com a família. Sentados num bar tomando aquela cerveja bem gelada depois do expediente e reclamando da estupidez e ignorância do fulano.
            O interessante é que hoje temos uma divisão que não sei se é de senso comum, mas poderíamos dizer que nem sempre paramos para reclamar do nosso chefe. Há no mundo criaturas raras que são capazes de ter uma excelente relação com seus funcionários. Preserve estes, mentes abertas, que sabem lidar com respeito sem se impor pelo medo.
            Se tiveres um chefe assim, certamente ele estará tomando a cerveja gelada junto com todos, até porque ninguém sairá correndo do trabalho. Pois existe um padrão curioso de funcionário insatisfeito e desgostoso com o chefe, ele chega se arrastando ao entrar na empresa como se uma força de outro mundo o puxasse para fora. E quando chega a hora de ir embora, desaparece de forma tão rápida que desafia as leis da física.
            Essa briga é antiga e remete aos antigos exploradores de um tempo passado que não serve mais aos dias atuais. Empresas onde o funcionário ganha uma soneca após o almoço ou permite um pequeno intervalo para espairecer são as que crescem. As demais vão à falência ou ficam estagnadas no perigo de fechar as portas.
            Há quem ofereça um tempo para jogar videogame ou andar de skate com pista dentro do escritório. Outras oferecem um ambiente semelhante ao de universidade onde se pode andar de bicicleta e o funcionário deve dedicar 20% do seu tempo a idéias e projetos próprios, rentável para ambos.
            O mundo capitalista com sua crueldade hoje favorece empresas com funcionários satisfeitos. Não precisa ser uma grande empresa, pode ser de pequeno ou médio porte.
            Enfim, um chefe chato tomará sua cerveja sozinho e por mais que esteja gelada, sua orelha estará em chamas. Então se você é subordinado de alguém com visão, mente aberta, que saiba lidar com as diferenças sem abusar do poder, pense duas vezes antes de pedir as contas, pois o próximo pode ser um carrasco. E você carrasco, pense que na verdade não soube pensar até hoje, então a partir de amanhã aprenda a pensar e a cerveja terá um gosto de bons amigos.

Um comentário:

  1. Carlos a verdade é que nunca estaremos satisfeitos com nada....se o chefe é bom demais,falamos que ele é muito mole...se ele é um chato,transformamos ele num monstro.....mas cheguei a conclusão que prefiro ser empregada mesmo,ser chefe não é facil,estou sentindo isso na pele.....ninguem esta contente com vc.....
    Carlos que bom que voltou a escrever....
    um beijo viu...adoro vc.
    Sol.

    ResponderExcluir