quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A difícil vida dos usuários de computadores.

Fugindo um pouco da poesia coloco aqui algumas palavras que parecem engraçadas e ao mesmo tempo podem nos deixar indignados...

Computadores, dores de cabeça. Podemos dizer que já na hora da compra é um problema. Até porque após certo tempo de uso, nossa, o técnico sempre é chamado. Mas voltemos à compra. Como saber escolher o computador que melhor vai se adequar às nossas necessidades se o vendedor mal sabe o que está vendendo. Fala em gigas, em polegadas, mas não fornece mais informações que condições de pagamento.
            Em casos raros ainda conseguimos mais informações. Mas em lojas onde o foco não é somente produtos de informática e as promoções são melhores, aparecem os problemas após a compra.
            Os computadores que vem com o sistema operacional do multimilionário Bill têm o valor agregado somente por trazer o famoso Windows. Tudo bem, foi pago pelo sistema, mas infelizmente as lojas não fornecem o CD de instalação caso o usuário precise instalar novamente o mesmo. O valor é agregado ao preço do computador, mas a loja compra um ou dois CDs de instalação para vender em seus equipamentos. Senão me engano, parece crime.
            Mas tudo bem, o amigo já possui uma cópia pirata. Aí surge um novo problema, os dispositivos que instalamos para ouvir música, assistir filmes, os famosos drivers. Aqui sim temos dois problemas. A maioria das lojas não fornece o CD. E a saída é buscar no site do fabricante, desde que o fabricante ainda tenha disponíveis os drivers para o modelo que foi comprado.
Caso contrário dependemos de pessoas que colocam na internet estes dispositivos que em muitos casos se torna uma busca demorada até encontrarmos o certo para instalarmos. Os europeus têm mais sorte, pois lá existe lei obrigando os fabricantes a disponibilizar no site os drivers de todos os modelos, podendo estes ser multados por não cumprir a lei.
Aqui no Brasil, ficamos sem saber como tudo funciona, e simplesmente acabamos aceitando o que o vendedor nos passou, mas ele não teve culpa, ganhou seu dia sem saber esclarecer quase nada, mas com a comissão no bolso.
Nós usuários chegamos em casa, contentes, mas com uma caixa enorme, vários cabos para conectar, mas com instruções, fica fácil. Ao ligar tudo funciona perfeitamente. Até que algo aconteça e ele nem ligue mais e tudo que tínhamos armazenado foi perdido. Ai basta chamar o técnico. E ele virá bem antes, porque depois de ligar tudo certinho, é preciso contratar um serviço de internet. É mais uma longa história que podemos diminuir o trauma encerrando por aqui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário